O termo agente de aceleração de startups ou Agente de Inovação vem se popularizando no mercado nas últimas décadas.
Inovação, apesar de ser um termo atual, não é recente. Criar algo inovador faz parte da história do ser humano desde a pré-história quando nossos ancestrais inventaram a roda, por exemplo.
No entanto, com a aparição da tecnologia e a atual ascensão de novas empresas de base tecnológica e também das chamadas startups, surge a necessidade de profissionais que saibam trabalhar em cenários de extrema incerteza, errando rápido e barato.
Para isso ser possível, esse profissional necessita estar munido das melhores ferramentas, práticas e mais assertivas metodologias para poder servir como aliado no desenvolvimento ágil de novos produtos e serviços de base tecnológica.
O que faz um Agente de Aceleração
A principal responsabilidade de um agente de aceleração é auxiliar uma startup ou empresa de base tecnológica a ter sucesso. Para isso, é importante que o agente conheça metodologias que ajudem a validar um negócio no mercado.
Os agentes de aceleração ajudam founders a identificar personas, selecionar mercado, identificar dores de mercado e elaborar propostas de valor.
Para mais, o agente deve conseguir orientar sobre construção de MVP e aperfeiçoamento de modelos de negócios.
Como me tornar um Agente de Aceleração de Startups
A primeira ação a se tomar é estudar e praticar. Você vai precisar adquirir conhecimentos de diversas áreas e dominar os itens listados acima.
Um dos principais cursos para formação de Agentes de Aceleração de Startups é realizado pela Faculdade Cotemig e está disponível pelo link: Curso para Agentes de Aceleração.
Para acelerar o processo de aprendizagem, a escolha de cursos ou participação em eventos para realizar networking são bons caminhos.
Existem diversos encontros e comunidades com foco em startups e você pode localizá-los por uma simples pesquisa no google, além disso, você também pode optar por participar de um curso ou treinamento que fale sobre o assunto.