A metodologia RUP, Rational Unified Process, é uma mistura de vários processos e modelos de desenvolvimento de Software. Tais como:

  • Iterativo e incremental
  • Prototipação
  • Engenharia baseada em componentes

Você pode conhecer mais desses modelos no nosso post anterior e entender melhor sobre metodologias como a  metodologia RUP, vantagens e desvantagens: Modelos de Desenvolvimento de Software.

A Rational Software (atual divisão da IBM) desenvolveu e mantém a metodologia RUP. É um processo robusto indicado para desenvolvimento de grandes projetos, onde é necessária uma grande equipe.

Ele é orientado a casos de usos pois é voltado para a UML e também é totalmente dependente da análise, ou seja, funciona em cima do levantamento de requisitos.

A metodologia RUP identifica cada ciclo de desenvolvimento do projeto em quatro fases:

  1. CONCEPÇÃO E INICIALIZAÇÃO: Verifica-se se é viável construir o sistema. O objetivo é entender a necessidade do cliente e todas as suas interações (Como o sistema interage com o mundo externo).

    Analisamos também se é útil para o cliente e viável de ser construído.
    Entendendo a necessidade, diminuímos o risco.

    Aqui o foco são os casos de uso críticos, ou seja, o que está no caminho crítico do sucesso do software.

    Com base nesse levantamento de requisitos, propomos uma possível arquitetura (linguagem, servidor, servidor de banco de dados, performance…)

  2. ELABORAÇÃO: Nessa fase criamos a arquitetura, ou seja implementamos e validamos a arquitetura do sistema.

    Ao final da fase já temos os casos de usos críticos implementados.

    É vantajoso pois criamos padrão para o desenvolvimento e beneficia o reuso.

  3. CONSTRUÇÃO: O objetivo é desenvolver, ou  seja codificar tentando, ao máximo, minimizar retrabalho.
  4. TRANSIÇÃO: A ideia é implantar o incremento. Por isso o volume de testes é muito pesado. Transição significa: Agora o cliente acessa.

Durante as fases são gerados uma série de artefatos (Documentos) e necessários vários responsáveis (Papéis e perfis).

Artefatos

Os artefatos são resultantes das atividades e possuem modelos para indicar como devem ser feitos e padronizar os formatos dos documentos. São eles:

  • Protótipos
  • Casos de uso
  • Modelo de dados
  • Conjunto de testes

Papéis

Já os Papéis não são pessoas. Eles descrevem o comportamento das pessoas no negócio, geralmente é desempenhado por um grupo ou uma pessoa específica. E são eles:

  • Gerente
  • Analista de Sistemas
  • Analista de Usabilidade
  • Arquiteto
  • Desenvolvedor
  • Testador
  • Documentador

Metodologia RUP Vantagens e Desvantagens

A utilização desse processo se faz muito benéfico para o desenvolvimento do projeto pois garante a qualidade de software, produtividade no desenvolvimento, operação e manutenção de software.

Além de que permite ao profissional controle sobre o desenvolvimento dentro de custos, prazos e níveis de qualidade desejados.

Apesar das vantagens, a escolha na utilização da metodologia RUP pode também gerar problemas por ser complexo e trabalhoso, muito caro para projetos de pequeno porte, exigir experiência da equipe e também equipes especialistas.