A metodologia Lean Startup, consiste em entender quais são as premissas e variáveis do negócio para provar uma a uma.

Tiramos o que é mais arriscado a fim de garantir que não seja construído algo que o mercado não precisa.

A ideia principal é construir um produto que gere valor ao cliente ou para o cliente do nosso cliente, por isso o primeiro passo consiste em entender qual é esta proposta de valor que queremos oferecer. Para tal, precisamos entender quais os problemas (Dores de mercado) queremos resolver, quais são os atores envolvidos e como essa ideia se diferencia do que já existe no mundo hoje. A partir de então traçarmos quais são os elementos que, se falharem, fazem com que o negócio não cumpra seu propósito e por fim conseguimos pensar em formas rápidas de provar aquela parte específica do negócio para saber de antemão se irá ou não funcionar no futuro.

Resumidamente estamos falando de uma metodologia feita para o desenvolvimento de negócios inovadores.

Saiba mais sobre o criador do movimento Lean Startup, Eric Ries (Biografia na imagem acima)!

METODOLOGIA LEAN STARTUP

A metodologia Lean Startup, traduzida para o português em Startup Enxuta, possui o lema de errar rápido e errar barato, uma vez que o erro também significa aprendizado. Ser “enxuta” significa fazer de um modo afim de economizar tempo, custo ou recursos, para chegar a uma qualidade maior e um tempo menor.

Muitas pessoas começam com uma ideia para um produto que elas acham que as pessoas querem.

Elas passam meses, às vezes anos, aperfeiçoando a ideia sem mostrar o produto ao cliente em potencial. Em muitos casos estas pessoas lançam o produto no mercado, e ao lançarem descobrem que não há aceitação do público. Isso ocorre porque em grande parte das vezes quem tem uma ideia e começa a desenvolver um produto não conversa com seus potenciais clientes para ter certeza se o produto é ou não interessante.

Ao utilizar a metodologia Lean Startup, os desenvolvedores de produtos podem avaliar o interesse do consumidor e determinar como o produto deve ser desenvolvido ou melhorado. Esse processo é chamado de aprendizado validado e pode evitar o uso desnecessário de recursos na criação e desenvolvimento de produtos.

Se uma ideia falhar, ela falhará de maneira rápida e barata, em vez de lenta e cara.

A metodologia Lean Startup considera o experimento, ou seja, a ação mais valiosa do que o planejamento detalhado.

Planos de negócios gigantescos são considerados um desperdício de tempo. A ideia é descobrir e validar um novo modelo de negócios e não criar um plano de negócios. A questão não é “Esse produto pode ser construído?” Em vez disso, as perguntas são “Esse produto deve ser construído?”

Para responder a esta pergunta criamos um MVP (Mínimo Produto Viável), que é o componente central da metodologia Lean startup.

MVP (Minimum Viable Product):

O MVP não é a entrega das funcionalidades mais simples do sistema, pelo contrário, ele é a entrega simples da principal funcionalidade do produto e serve validar o negócio. O primeiro passo é descobrir o problema que precisa ser resolvido e, em seguida, desenvolver um produto viável mínimo (MVP) para iniciar o processo de aprendizagem o mais rápido possível.

Depois que o MVP é criado e levado aos potenciais clientes, podemos começar a executar a principal parte, o aprendizado.

Devem ser levantadas métricas que mostrem se o produto mínimo viável é realmente necessário e de fato resolve um problema.

Este processo de aprendizagem conhecido como “aprendizado validado” é adquirido através de um ciclo que segue as etapas abaixo:

 

CONSTRUIR-MEDIR-APRENDER:

É a melhor maneira de construir e validar simultaneamente as hipóteses do produto.

A primeira etapa é construir um MVP que forneça alguma função (De preferência da mais importante para a mais simples).

Então começamos a recolher dados das pessoas que estão utilizando nosso MVP baseados em métricas que decidimos serem importantes.

Por fim, a última etapa é aprender analisando os dados obtidos na etapa anterior.

Muitas vezes o aprendizado vem acompanhado do erro, do fracasso.
Quando erramos e precisamos mudar algo, chamamos essa mudança de “Pivotar”, pois significa que fizemos e então mudamos (pivotamos).

Construímos, testamos e aprendemos, rodamos este ciclo quantas vezes forem necessárias até termos em mãos um produto bem sucedido.

Se tudo for bem-sucedido, isso quer dizer que o MVP já está recrutando os primeiros usuários, adicionando funcionalidades a cada nova experiência ou iteração e, eventualmente, começando a criar um produto. No momento em que o produto estiver pronto para ser amplamente distribuído, ele já terá clientes estabelecidos e estará resolvendo problemas reais.

PRINCÍPIOS DA METODOLOGIA:

  1. Empreendedores estão em todos os lugares: Você não precisa trabalhar em uma garagem para estar em uma startup.
    A metodologia está relacionada com a criação de produtos sob condições de extrema incerteza, para tal não faz restrições.
  2. Empreendedorismo também é gestão: O Eric Ries, autor de A startup Enxuta, diz que empreender bem é o mesmo que administrar bem. Uma startup é uma instituição, não apenas um produto, e por viver em um contexto de extrema incerteza os métodos tradicionais de gestão não funcionam, por isso requer um novo tipo de gerenciamento especificamente voltado para seu contexto.
  3. Aprendizado Validado: Diferente dos modelos de empresas tradicionais, as startups não existem para apenas, ganhar dinheiro ou atender clientes. Elas existem para aprender como construir um negócio sustentável, replicável e escalável.
    Esse aprendizado é validado utilizando o MVP e o ciclo Construir-Medir-Aprender.
    Executamos vários experimentos que nos permitem testar cada elemento de nosso produto.
  4. Contabilidade para Inovação: Para melhorar os resultados e evoluir, precisamos nos concentrar nas coisas
    chatas: como medir o progresso, definir marcos e como priorizar o trabalho. Isso requer um novo tipo de contabilidade, específico para startups.
  5. Construir-Medir-Aprender: As startups de sucesso focam em acelerar o loop do Construir-Medir-Aprender, afim de errar rápido e errar barato para que possam aprender e mudarem (pivotar). Se o objetivo de uma startup é transformar idéias em produtos, então na fase de construção a startup foca em construir algo (MVP), em seguida ela mede como os clientes respondem e, então, aprendem se devem perseverar ou alterar.

CONCLUSÃO

Diante de tantas metodologias de desenvolvimento de produtos e filosofias de trabalho, conhecer o Lean Startups  muito mais do que aprender uma nova metodologia, é poder visualizar a mudança de era que estamos vivenciando. Uma metodologia desenvolvida exclusivamente para o desenvolvimento de produtos inovadores, que atuam em um contexto completamente incerto, onde os riscos são sempre altos e a economia é a palavra chave. Quando procurei mais a fundo o significado de “Lean”, ou “Enxuta” como diz a tradução brasileira, descobri que economizar neste contexto é muito diferente de apenas gastar menos. Estamos falando de implementar o mínimo (não o menos importante), com o menor tempo e menor recurso a fim de quebrar a ideia de que errar é errado.

Erros agora são bem vindos, pois custam pouco e oferecem muito.

Veja a apresentação completa: