COMO CRIAR FORMULÁRIOS DE PESQUISA
Segundo o estudos, 25% das startups morrem no primeiro ano e 50% delas não passam de 4 anos. E isso porque não conhecem o seu mercado.
Por isso, não adianta criamos toda a estrutura do negócio, persona, canvas e principalmente código, sem antes identificar e validar um problema de Nível 1.
Quando falamos sobre problemas de Nível 1, estamos falando de problemas REAIS, portanto, problemas que de fato incomodam o seu cliente.
Isso porque precisamos criar soluções que sejam REMÉDIO, ou seja, param uma dor, e não soluções VITAMINAS, que apenas melhoram algo que não incomodava de fato, afinal ninguém quer criar com sucesso um bom produto que ninguém queira.
Embora estejamos falando sobre solução, o foco nesse momento não é a solução, e sim o problema. Para termos sucesso é importe que foquemos em compreender a fundo o nosso cliente a fim de desenvolver algo que realmente seja importante para ele.
Dessa forma, veja alguns exemplos de empresas que não focaram na necessidade dos clientes:
- A Netflix não matou a BLUCKBUSTER! As cobranças de multas por atraso o fizeram.
- O Uber não matou os TÁXIS! O acesso limitado, o mal serviço e o controle das tarifas o fizeram.
- A Apple não matou a indústria de música! Obrigar as pessoas a comprarem álbuns completos o fez.
- A Amazon não matou outros varejistas! O mal serviço e a experiência do cliente o fez.
- A Airbnb não está matando a Hotelaria! A disponibilidade limitada e as opções de preço estão fazendo.
Com isso, chegamos a conclusão de que a solução tecnológica não é o verdadeiro disruptor, certamente não entender a necessidade do cliente é a maior ameaça para qualquer negócio.
COMO DESCOBRIR UM PROBLEMA REAL?
Contudo, para descobrir um problema que seja de fato real nós podemos seguir alguns fluxos, portanto:
- Esquecer que temos uma solução;
- Verificar se outras pessoas também têm o problema que nós temos;
- Identificar novos problemas.
O fluxo ideal é a partir de um problema, gerar uma solução e então criar um negócio, não o contrário.
Veja alguns exemplos:
FORMULÁRIOS DE PESQUISA DOS TIPOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Quantitativa (Para quando você sabe o que não sabe)
São feitas através de perguntas fechadas (Multipla escolha), com isso atingem um número maior de pessoas e geralmente são indicadas para negócios do tipo B2C, ou seja, que realizam vendas para o consumidor final.
Um detalhe importante é que as pesquisas qualitativas não foram feitas para perguntarmos se o entrevistado compraria ou não o nosso produto afinal existe uma diferença gigantesca entre falar que compraria e comprar de fato.
Dicas para criação dos Formulários de Pesquisa
- Usem de 4 a 5 respostas para cada pergunta sendo que duas validam e duas ou três invalidam seu formulário. Isso para não induzir o formulário a sempre validar suas hipóteses;
- Façam perguntas como: idade, sexo, filhos, classe social, etc. Para que você possa futuramente definir bem a sua persona;
- Utilize formulários inteligentes;
- Faça no máximo 10 perguntas.
E lembrem-se, certamente as pessoas podem mentir!
Qualitativas (Para quando você não sabe o que não sabe)
São ideais para descobrir novos problemas portanto geralmente são feitas em campo através de perguntas abertas. Com isso atingemum menor número de pessoas e são indicadas para negócios do tipo B2B, ou seja, que realizam vendas diretamente para empresas.
Contudo, façam perguntas que sejam do tipo:
- Qual a sua principal preocupação?
- O que te impede de obter o que deseja?
- Onde você procura a solução?
Técnicas que podem ser utilizadas
- “Porque?” Sempre pergunte o porquê;
- “Silêncio” Faça uma pergunta e após obter a resposta permaneça em silêncio por três segundos. (Isso faz o entrevistado falar o que está à mente);
- “Focus Group” Realize entrevistas em grupos.
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