Para começar um negócio online do zero, precisamos pensar inicialmente em apenas dois passos: encontrar uma dor de mercado e criar um MVP.
O principal caso de morte de startups é a não necessidade daquele produto ou serviço. Ou seja, os empreendedores criam uma solução para um problema inexistente, que ninguém precisa, consequentemente não vende.
Comece pelo problema e não pela solução!
É comum os empreendedores começarem um novo negócio online pensando pela solução e não pelo problema a ser resolvido. Antes de estruturar e desenvolver o negócio é necessário conhecer o mercado. Entender o comportamento do cliente, o que o cliente vê, ouve, faz e fala. Descobrir como seu cliente tem realizado os processos e quais são os gargalos dele.
Após a descoberta de algum problema ou gargalo que seu cliente enfrenta, então é hora de pensar no seu negócio.
Crie um MVP
Porém, não se deve construir todo o negócio, com custos altos e muita dedicação de tempo, logo na primeira versão do produto.
O que precisamos fazer é um MVP (Mínimo produto viável). Que nada mais é do que a versão mais simples que um produto ou serviço precisa ter para ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento.
Um case interessante para entender o que é um MVP é a Zappos.
A Zappos que hoje é uma varejista on-line de calçados adquirida pela Amazon. Começou os negócios com a hipótese de que as pessoas começariam nos anos 2000 a comprar sapatos pela internet.
Isso era apenas uma hipótese e não se podia gastar muito tempo e esforço desenvolvendo toda uma estrutura de e-commerce e estoques e arriscar não vender nada.
Para validar se de fato as pessoas queriam comprar sapatos online, os fundadores da zappos criaram um site simples na internet. Depois disso, foram até as lojas de calçados, tiravam fotos dos pares e postavam no site.
Assim que recebiam um contato e confirmação de compra, os fundadores iam até a loja de calçados, comprava o par e enviava ao cliente.
Claro, não é maneira mais lucrativa de vender algo pela internet. Mas a etapa de validação não é mesmo pensando em lucratividade e sim em validar o interesse do cliente na compra daquele produto/serviço.
Fazendo isso, logo eles perceberam que era uma tendência a venda online e investiram em infraestrutura e estoque. Em 2008 foi vendida para a Amazon por 1.2 bilhões de dólares.Então entenda, criar um MVP faz parte do processo de validação do negócio.
Conclusão
Se você quer validar que uma pessoa quer se locomover de um ponto A para um ponto B, você não começará construindo um carro, construa primeiro um skate e veja como seu cliente se comporta ao utilizá-lo.