Seu negócio pode sim ter sucesso na área digital

Qual a importância de digitalizar os negócios:

Quando falamos sobre digitalizar o negócio é inevitável não entrar no contexto de transformação digital. As empresas que iniciaram seus negócios recentemente já nasceram sob um cenário digital, por isso se torna mais fácil falar sobre digitalização em empresas de estágio inicial.

Porém quando associamos empresas tradicionais com muitos anos de mercado à transformação digital, nós estamos falando de uma grande mudança e que muitas vezes pode ser custosa e trabalhosa pois envolve mudança de processos, de comunicação e de gestão da informação, e toda mudança exige esforço.

No entanto é necessário que as empresas se digitalizam para garantir a competitividade e acima de tudo aumentar a produtividade e melhorar fluxo de trabalho.

É obrigação das empresas pensar no digital por conta da mudança cultural que vivemos. As pessoas mudaram a forma como consomem, comunicam e/ou escolhem o produto/serviço que querem adquirir. E se a empresa não seguir a mudança cultural, é bem provável que ela não consiga sobreviver nos próximos anos.

Por onde começar a transformação digital:

Quando falamos sobre digitalizar uma empresa precisamos pensar em dois processos distintos, o primeiro deles é como implantar ferramentas digitais nos processos internos da empresa, e então estamos falando de compartilhamento e acessibilidade de dados, comunicação, gestão de tarefas e análise de produtividade.

Já o segundo processo que devemos levar em consideração é de como utilizar o digital para vender mais ou para chegar até o cliente.

Ambos os processos são necessários para qualquer empresa sobreviver na atualidade, porém não se pode vender no digital sem antes aprender a trabalhar no digital.
Por isso o primeiro passo que uma empresa deve seguir para digitalizar é começar a pensar nos processos internos da empresa e como é que pode integrar a tecnologia nesses processos.

Digitalizar os processos internos já exige um grande trabalho por parte da empresa porque envolve mudar toda a cultura de trabalho. No entanto após ter feito essa mudança a empresa consegue começar a pensar de maneira mais segura em como usar os próprios colaboradores para começar a vender online e trabalhar junto com os clientes no digital.

Quais ferramentas utilizar na transformação digital:

  • Organização de tarefas e gestão de projetos:
    • Compartilhamento de Arquivos
    • Google Drive
    • Dropbox
    • WeTransfer
  • Acesso remoto
    • AnyDesk
    • TeamViewer
  • Videoconferências e Chamadas:
    • Google Meet
    • Zoom
    • Skype
    • Google Hangouts