COMO CRIAR FORMULÁRIOS DE PESQUISA

Segundo o estudos, 25% das startups morrem no primeiro ano e 50% delas não passam de 4 anos. E isso porque não conhecem o seu mercado.

Por isso, não adianta criamos toda a estrutura do negócio, persona, canvas e principalmente código, sem antes identificar e validar um problema de Nível 1.

Quando falamos sobre problemas de Nível 1, estamos falando de problemas REAIS, portanto, problemas que de fato incomodam o seu cliente.

Isso porque precisamos criar soluções que sejam REMÉDIO, ou seja, param uma dor, e não soluções VITAMINAS, que apenas melhoram algo que não incomodava de fato, afinal ninguém quer criar com sucesso um bom produto que ninguém queira.

Embora estejamos falando sobre solução, o foco nesse momento não é a solução, e sim o problema. Para termos sucesso é importe que foquemos em compreender a fundo o nosso cliente a fim de desenvolver algo que realmente seja importante para ele.

Dessa forma, veja alguns exemplos de empresas que não focaram na necessidade dos clientes:

  • A Netflix não matou a BLUCKBUSTER! As cobranças de multas por atraso o fizeram.
  • O Uber não matou os TÁXIS! O acesso limitado, o mal serviço e o controle das tarifas o fizeram.
  • A Apple não matou a indústria de música! Obrigar as pessoas a comprarem álbuns completos o fez.
  • A Amazon não matou outros varejistas! O mal serviço e a experiência do cliente o fez.
  • A Airbnb não está matando a Hotelaria! A disponibilidade limitada e as opções de preço estão fazendo.

Com isso, chegamos a conclusão de que a solução tecnológica não é o verdadeiro disruptor, certamente não entender a necessidade do cliente é a maior ameaça para qualquer negócio.

COMO DESCOBRIR UM PROBLEMA REAL?

Contudo, para descobrir um problema que seja de fato real nós podemos seguir alguns fluxos, portanto:

  1. Esquecer que temos uma solução;
  2. Verificar se outras pessoas também têm o problema que nós temos;
  3. Identificar novos problemas.

O fluxo ideal é a partir de um problema, gerar uma solução e então criar um negócio, não o contrário.
Veja alguns exemplos:

Problema do ConsumidorProduto / ServiçoNegócio definido como
Sente inseguroFechaduras, alarme de segurança, cão de guardaFornecendo segurança
Precisa de clientes para produto / serviçoAnúncios impressos, website, mídias sociaisFornecendo audiências do consumidor
Deliquência JuvenilMentoria, colocação de emprego, grupos de apoioProvedor de Serviços Sociais da Juventude
Quer recreação familiarParques temáticos, filmes, redes de TV, cruzeirosEntretenimento famila

FORMULÁRIOS DE PESQUISA DOS TIPOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS

Uma das alternativas para conhecer melhor o seu cliente é através dos formulários de pesquisa. Em resumo eles podem ser do tipo quantitativa ou qualitativa, portanto:

Quantitativa (Para quando você sabe o que não sabe)

São feitas através de perguntas fechadas (Multipla escolha), com isso atingem um número maior de pessoas e geralmente são indicadas para negócios do tipo B2C, ou seja, que realizam vendas para o consumidor final.

Um detalhe importante é que as pesquisas qualitativas não foram feitas para perguntarmos se o entrevistado compraria ou não o nosso produto afinal existe uma diferença gigantesca entre falar que compraria e comprar de fato.

Dicas para criação dos Formulários de Pesquisa

  1. Usem de 4 a 5 respostas para cada pergunta sendo que duas validam e duas ou três invalidam seu formulário. Isso para não induzir o formulário a sempre validar suas hipóteses;
  2. Façam perguntas como: idade, sexo, filhos, classe social, etc. Para que você possa futuramente definir bem a sua persona;
  3. Utilize formulários inteligentes;
  4. Faça no máximo 10 perguntas.

E lembrem-se, certamente as pessoas podem mentir!

Qualitativas (Para quando você não sabe o que não sabe)

São ideais para descobrir novos problemas portanto geralmente são feitas em campo através de perguntas abertas. Com isso atingemum menor número de pessoas e são indicadas para negócios do tipo B2B, ou seja, que realizam vendas diretamente para empresas.

Contudo, façam perguntas que sejam do tipo:

  1. Qual a sua principal preocupação?
  2. O que te impede de obter o que deseja?
  3. Onde você procura a solução?

Técnicas que podem ser utilizadas

  1. “Porque?” Sempre pergunte o porquê;
  2. “Silêncio” Faça uma pergunta e após obter a resposta permaneça em silêncio por três segundos. (Isso faz o entrevistado falar o que está à mente);
  3. “Focus Group” Realize entrevistas em grupos.

ALGUMAS FERRAMENTAS QUE PODEM TE AJUDAR:

DICAS GERAIS

FAÇAM PERGUNTAS QUE VIABILIZEM AS SUAS ANÁLISES E NÃO PERCAM TEMPO COM PERGUNTAS DESNECESSÁRIAS.

SEJAM CLAROS NAS PERGUNTAS E CUIDE BEM DA REDAÇÃO.

FAÇA UM PRÉ-TESTE COM UM GRUPO DE PESSOAS ANTES DE LANÇAR O FORMULÁRIO NO MERCADO.

E por fim, não é tão simples assim, ok?! Afinal, a análise dos dados também faz parte da validação.

Para analisar e enxergar o que ninguém viu:

  1. Esqueça da sua solução, ou seja, não se deixe levar por suas convicções pessoais e desejos;
  2. Procure analisar junto a pessoas que não sabem nada sobre o seu negócio pois elas te ajudarão a pensar fora da caixa;
  3. Faça a análise em grupo pois uma pessoa pode completar outra e gerar bons resultados.

Enfim, você pode utilizar como apoio o quadro de validações com a finalidade de validar suas hipóteses.