Engenharia de Software

A engenharia de software é um setor da engenharia onde o foco é o desenvolvimento de softwares de alta qualidade.

O ramo está relacionado com todos os aspectos da produção de software, desde as etapas mais iniciais até o acompanhamento quando o sistema já está em produção ou operação.

O que é um Software:

“Software é um programa de computador e seus dados de documentação e configuração associados, que são necessários para que o programa opere corretamente.

Os produtos de software podem ser desenvolvidos para um cliente específico ou para um mercado geral.” Sophia Nóbrega – Cotemig

engenharia de software – resolução de problemas

Os engenheiros são pessoas que possuem conhecimentos em metodologias, ferramentas e processos e aplicam estes onde for apropriado durante a criação e execução do Software.

Eles são responsáveis por fazer com as coisas funcionem acima de tudo.

Um dos grandes papéis dos engenheiros é encontrar soluções para os problemas, e para isso eles buscam analisar o problema dividindo-o em várias partes menores.

Após analisar o problema o engenheiro desenvolverá uma solução que resolvam vários de seus aspectos, neste momento ocorre a síntese, que consiste em unir as soluções dos pequenos blocos em um bloco maior.

 

Para solucionar os problemas o engenheiro utiliza:

  • Métodos e técnicas: Cada empresa possui seu método e técnica ideal, que de costume já é aplicado na organização. Um exemplo seria Análises estruturadas ou Análises orientadas à objetos.
  • Ferramentas: Instrumento ou sistema automatizado utilizado como apoio na resolução dos problemas. Como por exemplo as IDE’S de desenvolvimento e ferramentas de gestão de projetos.
  • Procedimentos: Combinação de métodos/técnicas e ferramentas que, em harmonia, produzem um resultado específico.
  • Paradigmas: Representam uma maneira específica ou uma filosofia de construção de Software, como por exemplo, a orientação à objetos e o desenvolvimento procedural.

Um software bem construído traz consigo alguns atributos, como por exemplo, facilidade de manutenção, usabilidade e confiança.

E essas características são conquistadas quando há uma boa engenharia de Software por trás do desenvolvimento.